Um novo conceito e uma nova realidade para o RH das empresas: Educomunicação

A educomunicação empresarial, antes de mais nada, pode ser uma solução para os problemas de engajamento que muitas empresas enfrentam.

O engajamento de funcionários, primeiramente, requer mais do que apenas um salário e benefícios; é especialmente importante quando o time é composto por pessoas das gerações Y e Z, que são talentosas, criativas e exigentes.

Sendo assim, a educomunicação empresarial visa transformar a criatividade em produtividade, alinhando o trabalho dos empregados com suas crenças, cultura e propósito de vida.

Este é um conceito ainda pouco conhecido em nosso país, mas pode ser uma grande aliada não só para o RH, mas também para o marketing empresarial.

Leia: Melhore o Recrutamento e Seleção com Táticas de Marketing. Veja Como!

Universidade corporativa x Universidade Educomunicativa

Acima de tudo, a ideia de uma universidade corporativa surgiu na década de 1920 para resolver problemas de produtividade, geralmente treinando gerentes e executivos.

No entanto, esses programas educacionais geralmente não consideravam o plano estratégico de negócios ou de marketing da empresa.

Na década de 1980, este modelo de educação corporativa foi ajustado, com todos os funcionários sendo treinados para aumentar a produtividade através do engajamento com a visão, valores e cultura da empresa.

Tudo isso deu origem à Universidade de Qualidade Corporativa.

Você também pode se interessar por: Marketing responsivo: adaptando estratégias para um mundo em constantes mudanças

O surgimento do conceito de Universidade Educomunicativa

Com os avanços tecnológicos, as empresas estão percebendo que a implementação de plataformas de educação à distância para treinamentos não é suficiente para manter as equipes engajadas.

O conceito de Universidade Educomunicativa busca a sustentabilidade do negócio através da integração não só das áreas da empresa, como RH e Comunicação, mas principalmente a integração da diversidade de indivíduos e culturas que permeiam o ambiente corporativo através de uma comunicação inovadora.

Educomunicação empresarial: engajar pelo pertencimento ao negócio

A educomunicação empresarial vai além da criação de televisões e rádios corporativas para propagar uma cultura organizacional rígida e tradicional. Ela tem a ver com a gestão da comunicação, alinhada às estratégias de marketing da empresa.

Assim, visa usar as ferramentas de comunicação, incluindo as redes sociais, para o diálogo cultural entre a empresa e os empregados, no qual ambos têm uma voz ativa na escolha das metodologias de trabalho e na identificação de problemas na empresa.

Em suma, uma comunicação efetiva e equitativa pode dar aos empregados uma sensação de pertencimento, motivando-os a contribuir para o crescimento e sucesso da empresa.

A Livit se destaca como uma agência de Marketing Services que emprega a tecnologia para potencializar a interação, promover sinergias e alcançar os melhores resultados em comunicação eficiente e fluida. Fale conosco para descobrir mais sobre nossas soluções e como podemos ajudar a sua empresa a prosperar.

José Martinez

José Martinez

Redator publicitário

.cky-modal{ display:none!important; }