A educomunicação empresarial, antes de mais nada, pode ser uma solução para os problemas de engajamento que muitas empresas enfrentam.
O engajamento de funcionários, primeiramente, requer mais do que apenas um salário e benefícios; é especialmente importante quando o time é composto por pessoas das gerações Y e Z, que são talentosas, criativas e exigentes.
Sendo assim, a educomunicação empresarial visa transformar a criatividade em produtividade, alinhando o trabalho dos empregados com suas crenças, cultura e propósito de vida.
Este é um conceito ainda pouco conhecido em nosso país, mas pode ser uma grande aliada não só para o RH, mas também para o marketing empresarial.
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Universidade corporativa x Universidade Educomunicativa
Acima de tudo, a ideia de uma universidade corporativa surgiu na década de 1920 para resolver problemas de produtividade, geralmente treinando gerentes e executivos.
No entanto, esses programas educacionais geralmente não consideravam o plano estratégico de negócios ou de marketing da empresa.
Na década de 1980, este modelo de educação corporativa foi ajustado, com todos os funcionários sendo treinados para aumentar a produtividade através do engajamento com a visão, valores e cultura da empresa.
Tudo isso deu origem à Universidade de Qualidade Corporativa.
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O surgimento do conceito de Universidade Educomunicativa
Com os avanços tecnológicos, as empresas estão percebendo que a implementação de plataformas de educação à distância para treinamentos não é suficiente para manter as equipes engajadas.
O conceito de Universidade Educomunicativa busca a sustentabilidade do negócio através da integração não só das áreas da empresa, como RH e Comunicação, mas principalmente a integração da diversidade de indivíduos e culturas que permeiam o ambiente corporativo através de uma comunicação inovadora.
Educomunicação empresarial: engajar pelo pertencimento ao negócio
A educomunicação empresarial vai além da criação de televisões e rádios corporativas para propagar uma cultura organizacional rígida e tradicional. Ela tem a ver com a gestão da comunicação, alinhada às estratégias de marketing da empresa.
Assim, visa usar as ferramentas de comunicação, incluindo as redes sociais, para o diálogo cultural entre a empresa e os empregados, no qual ambos têm uma voz ativa na escolha das metodologias de trabalho e na identificação de problemas na empresa.
Em suma, uma comunicação efetiva e equitativa pode dar aos empregados uma sensação de pertencimento, motivando-os a contribuir para o crescimento e sucesso da empresa.
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